Projeto Arte-educação e Direitos Humanos no Asilo

Arte-educação e os direitos humanos: um estudo a partir do Asilo Padre Cacique.

A parte prática do meu Projeto no curso de Pós graduação em Direitos Humanos da UFRGS, foi fazer um estudo sobre arte-educação e os direitos humanos para um grupo de idosos residentes em um Asilo de grande porte.

 Ministrei uma oficina de artes plásticas  para eles, que nunca haviam trabalhado com arte. Aposentados de diversas profissões ou de suas funções domésticas, aquelas pessoas surpreenderam por sua vivacidade e interesse.  Dentro do Projeto também tive a oportunidade de registrar o que eles pensavam através de um questionário.

A oficina de artes plásticas desenvolveu encontros, algumas noções da história da arte  e  foi concluída com uma exposição dos trabalhos produzidos pelos idosos participantes. A oficina teve a pretensão de oportunizar o resgate, a preservação da identidade e autoexpressão do seus sentimentos, pensamentos e emoções através de atividades propostas, tais como: pintura, desenho, recorte e colagem.


O resultando foi maravilhoso, bem maior do que eu esperava e emocionante !! Até mesmo duas pessoas que tinham deficiência( surdos mudos) se envolveram no processo, se comunicaram com o grupo e realizaram obras com entusiasmo.


Assim que possível talvez saia a publicação do meu trabalho em forma de artigo, daí compartilho com vocês para que tenham uma percepção maior do que foi feito.


Os trabalhos expostos

 
Momento final de confraternização



Nenhum comentário: