Encontro para educadores: Fundação Iberê Camargo Porto Alegre


Participei neste último sábado do encontro de Orientação para Educadores promovido pelo Programa da Fundação Iberê Camargo no Museu da Fundação. Foi muito proveitoso e gratificante participar.


JOAQUÍN TORRES GARCIA:GEOMETRIA,CRIAÇÃO,PROPORÇÃO
DATAS: De 10 de setembro a 20 de novembro de 2011

Considerado um dos principais nomes do modernismo na arte latino-americana, Joaquín Torres García nasceu em Montevidéu em 1874. Após ter decidido se tornar um pintor, convencido de que, à época, a capital uruguaia não lhe oferecia os recursos necessários para uma formação satisfatória, decidiu se mudar para a Espanha em 1891, acompanhado de seus pais. Desta época, além das aulas de pintura, que iniciou no mesmo ano, em Barcelona, foi marcante para o artista o contato com a casa de seus avós espanhóis, totalmente mobiliada por objetos artesanais.

A partir de 1916, a arte de Torres García passou por grandes transformações, acentuadas a partir da sua mudança para Nova York, em 1920. As obras dessa fase, amplamente representada na mostra na Fundação, caracterizam-se pela ânsia de representar o seu tempo presente e a dinâmica das grandes cidades. (Retirado da página da Fundação Iberê Camargo)

Nenhum comentário: